Visto de trabalho

Os vistos de trabalho possuem 2 subcategorias: o Visto de Intercâmbio Profissional e o Visto de Intercâmbio de Trabalho. Enquanto o J1 Intercâmbio Profissional é um programa medico, acadêmico (que tenham algum tipo de bolsa) entre outros, o J1 Intercâmbio de Trabalho é destinado para quem está iniciando o processo de Aupair, Work and Travel, Trainee ou qualquer outro programa de verão e de curta duração. O visto J1 tem mesma validade do programa que você está aplicando.

Visto de estudo

O visto de estudo é denominado como visto F1 e pode ser aplicado por aqueles que pretendem realizar algum curso de longa duração nos EUA e que não possuam nenhum tipo de bolsa ou ajuda governamental, ou seja, que vão financiar seus estudos de forma independente. Para iniciar o processo do visto F1, você já precisa ter em mãos todos os documentos da sua faculdade de escolha.

Visto de babá

O visto B1 é próprio para aplicantes que trabalhem como babá aqui no Brasil e precisam acompanhar as crianças que cuidam em uma viagem para os Estados Unidos. Com esse visto, o aplicante precisa necessariamente de um contrato, especificando valores em doláres, horas trabalhadas durante a viagem, entre outros. Com esse visto, a pessoa só pode entrar nos Estados Unidos acompanhada da família para a qual vai fornecer seus serviços de babá.

Visto de turismo

O visto de turismo é uma das categorias mais comuns de vistos. Com ele você consegue ir aos Estados Unidos à passeio, para participar de alguma feira de negócios ou evento, para realizar uma viagem sozinho ou em família. A categoria do visto de turismo é denominada B1/B2.

Visto de cônjuge ou filho

O aplicante de visto americano das categorias J1 e F1 tem a oportunidade de ter os filhos e/ou cônjuges acompanhando na viagem pelo tempo que durar o visto F1/J1. Nesses casos, é possível fazer a aplicação para os cônjuges e/ou filhos e essas categorias são denominadas F2 e J2.

Outros tipos de vistos

Existem outros tipos de vistos americanos que são menos comuns e mais específicos. Além deles, existem também as autorizações chamadas eTA e ESTA, que são adquiridas através do visto americano de turismo.

Ficou com alguma dúvida?

Se você precisa conversar sobre o processo de visto americano, chama a gente!

Perguntas frequentes

Meu visto venceu há mais de 12 meses e menos de 48 meses, posso renovar sem entrevista?

Não. A regra de renovação de visto sem entrevista voltou a ser de 12 meses. Ou seja, se seu visto venceu há menos de 12 meses você pode renovar seu visto sem entrevista.
Obs.: O Consulado se reversa ao direito de solicitar entrevista em renovações de visto sem aviso prévio.

Meu visto foi negado, quanto tempo preciso aguardar para reaplicar para o visto americano?

Uma vez que o visto americano foi negado, você pode reaplicar a qualquer momento. O que o agente consular vai analisar é se teve uma mudança significativa nesse perfil.

Tenho parentes nos Estados Unidos, preciso mencionar na entrevista?

Sim! É muito importante que não omita nem minta no seu DS160 e na sua entrevista.

Quanto custa para solicitar o visto americano?

A taxa consular para o visto americano é 185 dólares, convertidos para o Brasil. Atualmente, em torno de R$1.100,00.

É obrigatório passar por entrevista consular para o primeiro visto?

Sim! Para qualquer categoria de visto, seja turismo, estudo ou trabalho. A isenção de entrevista para primeiro visto ocorre apenas com um grupo específico e que se enquadre nas exigências do Consulado.

Quais documentos preciso levar para a entrevista consular?

Os principais documentos que precisam ser levados são os documentos que comprovem seus vínculos com Brasil (comprovante de matrícula, carteira de trabalho, contrato social, entre outros) e, principalmente, os documentos que comprovam sua situação financeira.

Preciso reservar hotel e passagem antes da entrevista no Consulado?

Não, o recomendado é que espere a aprovação do visto americano para, ai sim, reservar passagens e hotel.